terça-feira, 26 de abril de 2011

Pais, Pensem na educação de seus filhos.

Hoje os pais ficam preocupados por não terem tempo suficiente com seus filhos, ficam sem saber como suprir a falta da convivência, então muitas vezes tentam compensar com presentes ou, até mesmo, deixam de corrigi-los no momento oportuno.
Percebe-se que essa falta lhes causa insegurança.

Muitos pais entram em grandes conflitos com essa situação e se perdem em algumas momentos, não sabendo como dizer não, dizer sim, colocar regras, horários...

Não é o tempo que está com seus filhos e sim a qualidade do momento que importa. Ouvi-los atentamente, brincar nem que seja por alguns minutos, enfim, participar de verdade.

Hoje escutamos muito os pais dizerem "coitadinho ", e neste momento esquecem de colocar limites, não conseguindo direcionar uma educação para preparar os filhos para o futuro.

 Os pais precisam se lembrar, em primeiro lugar, que estão criando os filhos para o mundo, eles não lhes pertencem, são apenas seus guardiões para dar uma estrutura emocional e fortalecê-los para os embates da vida, para que sejam adolescentes e adultos seguros, preparados para a realidade que vão enfrentar sem a presença constante dos pais.

 As crianças de hoje estão realmente mais evoluídas, já nascem mais espertas, recebem um turbilhão de informações a cada minuto, vez que os meios de comunicação estão cada vez mais próximos de todos.
Não se pode pensar apenas na criança, mas no adulto que ela vai se tornar, assim, com certeza, não haverá culpa, ou pelo menos essa será amenizada, pois vão fazer de tudo para que seus filhos estejam preparados para a vida.
É de grande importância, desde bebê o carinho, o toque, o pegar nas mãozinhas, pezinhos, pernas, braços, dizer o quanto o ama, e o quanto essa criança é querida, assim ela vai se sentir amada. Lembramos que mente e corpo são unos, e é nesse momento de carinho que se pode proporcionar esse formato de corpo e mente ao seus filhos.

É importante que os pais estejam atentos ao processo que os filhos estão passando para que possam melhor ajudá-los.

Não há fórmulas para uma criação ideal, mas existem atitudes que auxiliam na construção de uma melhor estrutura emocional, sem tirar o direito de escolha das crianças, fortalecendo e discriminando essas escolhas a nível consciente, já que a vida adulta requer mais do individuo.
A importância da mãe e do pai terem a mesma direção na educação é primordial. Não se deve tirar na frente de uma criança a autoridade de um dos lados, e sim manter, mesmo que não seja adequado, para então, depois e a sós, conversarem e se alinharem na forma de educar.

Mensagem aos Pais: Não tenham receio em buscar Orientação de profissionais qualificados no momento em que não estão sabendo lidar com seus filhos, todos se beneficiarão com essa atitude.

Wania Augusta
Psicoterapeuta


Um comentário: